segunda-feira, 16 de maio de 2011

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO
CANTANDO TAMBÉM SE APRENDE 
1    APRESENTAÇÃO
            Para educar, necessitamos de um suporte que vá muito além dos significados particulares das diferentes disciplinas. Isso será possível se unirmos teorias explicativas á atitudes éticas que possibilitem uma reflexão sobre as necessidades de aprendizagem das crianças, razão pela qual nos utilizamos de estratégias, habilidades e procedimentos que propiciem esforço por parte dos professores em motivá-los ao ato de leitura e escrita que os permitam vivenciar um contexto de sala de aula em consonância com as práticas sociais.
            Consciente de que a função social da leitura e da escrita na atual sociedade não é só decifrar signos lingüísticos, nosso trabalho sobre Brincadeiras Cantadas, tem a finalidade se situar os alunos no mundo do letramento través do lúdico, apresentando suporte de leitura significativa, atribuindo um caráter de sentido de valor para as habilidades relacionadas à língua portuguesa, bem como, a todo o Sistema de Escrita Alfabética.
            Convém ressaltar que, o projeto aqui desenvolvido, reforça a atitude de práticas inovadoras no tratamento do ler e do escrever, reforçando a expressão oral, como forma de extensão da aprendizagem na vida das crianças, para que as mesmas percebam a leitura como algo prazeroso e necessário, longe das práticas autoritárias do saber, mas, como construção para o alcance do conhecimento individual e coletivo.             
      
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA
2.1.Dados da Escola:
2.2. Dados da Turma:
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Como base didática, nos orientamos em estudiosos no campo da alfabetização e da lingüística como Cagliari(2003), que trata da natureza da leitura, da escrita e suas funções; Geraldi (1999), mostrando práticas de sala de aula, sobre produção textual na escola; Freire (1982) que nos forneceu embasamento sobre o ato de ler e sua condição sóciopolítico perante o ato de educar.
Outro respaldo que nos norteou durante este trabalho foi o Parâmetro Curricular de Língua Portuguesa (1997), e os Fascículos 1 e 5 de Alfabetização e Linguagem – Pró- Letramento (2007).
Buscamos orientações que permeassem nosso conhecimento sistematizado e articulasse nossa prática de sala de aula junto aos alfabetizadores.
4. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
4.1. OBJETIVOS:
 Estimular reflexão sobre a linguagem musical com base nas brincadeiras    
   cantadas;
● Desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade;
● Explorar o conhecimento prévio das crianças sobre a cultura popular de  
   nossa cidade e região;
● Trabalhar a ortografia das letras, palavras e frases.
4.2. TEMPO ESTIMADO:
 3 (três) semanas – 15 dias letivos
4.3 DESENVOLVIMENTO
● 1ª ETAPA:
            Selecionar brincadeiras cantadas que estimulem as crianças, pelo ritmo e sonoridade da letra. Colocar dispostos em um cartaz ou quadro – negro o nome das principais cantigas, e pedir que as crianças leiam sozinhas, ou com ajuda do professor para que as mesmas tomem conhecimento sobre quais temas são tratados nas cantigas trabalhadas.
● 2ª ETAPA:
            Conversar com as crianças sobre as cantigas ouvidas em diferentes épocas históricas. Colocar algumas cantigas no aparelho de som para que as crianças ouçam e façam suas próprias escolhas.
● 3ª ETAPA:
            Estimular a escolha das mais ouvidas ou que as crianças mais gostam. Trabalhar os temas das músicas, e explorar tipos de letras (de fôrma e cursiva), e a forma gráfica das palavras (maiúsculas e minúsculas).
● 4ª ETAPA:
            Após o trabalho de leitura e escrita realizar produção de texto em forma de escrita, ou de desenho, explorando o imaginário das crianças.
SUGESTÃO: Durante essa abordagem, é importante que o professor forme grupos, duplas ou trabalhe no coletivo, atentando para a verificação da oralidade (pronúncia correta das palavras).
● 5ª ETAPA
            Promover a leitura de rimas ou repetições de melodia (gato, tô, tô, tô...), bem como a produção de um novo vocabulário, através do uso do dicionário ou outro instrumento de pesquisa apropriado a natureza  alfabética do sistema de escrita.
4.4. PRODUTO FINAL

            Elaboração de um mini-caderno contendo produção textual em forma de escrita, desenho e pintura, feita pelos alunos sobre a orientação da professora.
4.5. MATERIAL NECESSÁRIO
 CDs com brincadeiras cantadas;
● Cartaz com a letra das músicas;
● Papel oficio;
● Lápis colorido;
● Lápis grafite.
5. AVALIAÇÃO
         Analisar o nível de aprendizagem das crianças após a conclusão, atentando para as hipóteses de leitura, escrita e oralidade. O que mudou? O que precisa ser melhorado? Quais habilidades e competências precisam ser retomadas?
6. CONCLUSÃO
         A leitura é vista como um ato emancipatório do conhecimento do ser humano perante o mundo.
            Para que haja uma possibilidade de intervenção nas atividades de leitura, escrita e oralidade nas salas de aula de alfabetização, especificamente no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisca Serafim de Souza no município de Porto do Mangue/RN, far-se-á necessário uma tomada de decisão na Proposta Pedagógica Curricular desta Instituição, verificando-se os aspectos cognitivos, emocional, familiar e social das crianças, que possam alterar o nível de entendimento entre a escola e a família.         
            Serão necessárias ações democráticas por parte da gestão escolar em relação ao trabalho docente privilegiando a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que respaldará num ensino de qualidade e na formação de cidadãos autônomos e participativos perante a atual sociedade.
            Para isso será necessária nos utilizarmos de práticas diversas que torno o ato de leitura como atividade dinâmica e interativa entre a escola e a vida. 
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 2. Brasília, MEC/SEEF, 1997.
BRAIT, Beth. Língua e Linguagem.  2 edição, Ática. São Paulo: 2002
BRITO, Gilson. A canção do Aratatá. Escola. São Paulo: nº 126, p. 28. Ano XIV. Outubro 1999.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10 edição Scipione. São Paulo: 1997.
FREIRE, Paulo. O ato de ler: em três artigos que se completam.31 ed. São Paulo: Cortez, 1997   
mariadantas.spaceblog.com.br/.../PROJETO-DIDATICO/ -

Nenhum comentário:

Postar um comentário