domingo, 3 de abril de 2011


CHARLES PIERRE BAUDELAIRE *9 de abril de 1821 + 31 de agosto de 1867. Foi um poeta e teórico da arte francês. É considerado um dos precursores do Simbolismo, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.
Em 1857 é lançado o livro “As flores do mal”, contendo 100  poemas. Este, que é o maior título de sua carreira, contém poesias que datam de 1841. O livro é acusado no mesmo ano, pelo poder público, de ultrajar a moral e aos bons costumes. Os exemplares são retidos e autor e editora são obrigados a pagar uma multa. Essa censura se deveu a apenas seis poemas do livro, que foram retirados da edição, sendo publicados apenas postumamente. Após a aceitação da sentença Baudelaire escreveu seis novos poemas “mais belos que os suprimidos”, segundo ele. O autor também foi alvo da hostilidade da imprensa, que o julgava um subproduto degenerado do Romantismo. Porém, sua carreira foi admirada e elogiada por Vitor Hugo e Gustave Flaubert, entre outros.
Baudelaire foi um escritor que avançou as fronteiras dos costumes em sua época, lançando-se também como crítico de arte. O poeta tornava-se um crítico que buscava um princípio inspirador e coerente nas obras de arte e os escritos que o revelam nesse segmento só foram publicadas em 1868. Baudelaire atuou também como tradutor do escritor americano Edgar Allan Poe, a partir de 1848. Baudelaire e Antônio Maria O famoso samba-canção intitulado...
Não podendo suportar o amor, a Igreja quis ao menos desinfectá-lo, e então fez o casamento. Charles Baudelaire

pensador.uol.com.br › autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário