domingo, 10 de abril de 2011

Datas Comemorativas do mês de abril.ImprimirE-mail
Dia de Monteiro Lobato e Dia do Livro Infantil - 18 de Abril
Em homenagem ao nascimento de José Bento Monteiro Lobato, no dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Considerado um dos maiores escritores infantis, Monteiro Lobato nasceu em uma fazenda em Taubaté e, além de dedicar-se aos livros infantis, usou a moral e a pedagogia de suas histórias para criticar o comportamento das pessoas e do Estado. Quem nunca ouviu falar em Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Marquês de Rabicó? Os personagens dos livros infantis de Monteiro Lobato são conhecidos em todo país e encantam, até hoje, crianças e adultos.
Portanto, nada melhor do que homenagear o escritor lendo muito no Dia Nacional do Livro Infantil.
_ Loucura ? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira -- mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum (LOBATO, Monteiro. Miscelâneas. São Paulo: Brasiliense. 1956. 7. ed. p. 178).
Monteiro Lobato 
  
Dia do Índio -  19 de Abril
Curiosidade
Por que 19 de Abril é o dia do Índio?
Durante a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os índios, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos índios que, habituados a perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer. Essa data, por sua importância na história do indigenismo das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. A partir de então, o dia 19 de abril passou a ser consagrado ao Índio, em todo o continente americano.
Índio 
  
Tiradentes - 21 de Abril
No dia 21 de abril homenageamos mais uma vez a memória do patrono da Odontologia, Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792). Em 21 de abril de 1792 era enforcado e esquartejado, no Rio de Janeiro, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Um dos poucos heróis realmente populares da luta pela independência do Brasil, Tiradentes foi uma figura muito polêmica em nossa história. É considerado o grande mártir da independência do nosso país.
Tiradentes 
  
Descobrimento do Brasil - 22 de Abril de 1500
O Brasil é "oficialmente" descoberto
Era 22 de abril de 1500. Depois de 44 dias de viagem, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra - mais com alívio e prazer do que com surpresa ou espanto. Nos nove dias seguintes, nas enseadas generosas do sul da Bahia, os 13 navios da maior armada já enviada às Índias pela rota descoberta por Vasco da Gama permaneceriam reconhecendo a nova terra e seus habitantes.
Descobrimento do Brasil 
  
Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23 de Abril
"Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.
Esta data é marcante, pois nessa data nasceram e morreram alguns escritores importantes para a literatura.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE
(Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente a 23 de Abril.
Livro 
  
Referência Bibliográfica
EDUCATERRA. Disponível em: <http//educaterra.terra.com.br/2001/04/16/001>. Acesso em: 20 abr. 2007.
____. Disponível em: <http://educaterra.terra.com.br/descobrimento/descobrimento 1.htm> Acesso em: 19 abr. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário