sexta-feira, 3 de junho de 2011

CINEMA ONTEM E HOJE

ANOS 60



Na década de 60 as obras cinematográficas "Hollywoodianas", apresentavam algumas crises, com isso a Inglaterra, Itália e a Walt Disney se destacaram. O filme que até hoje lembramos (mesmo que não sejamos desse período) é "A noviça rebelde" (1965), um musical que conquistou o público.











ANOS 70






A tela do cinema mostrou um outro mundo, o mundo era o universo, com o filme "Star Wars/Guerra nas Estrelas"  (1970).








ANOS 80





O cinema da década de 1980 se caracterizou pela produtividade do cinema, com apresentações de novas temáticas como violência, tecnologia, e assuntos joviais, entre outros. Destaquemos os filmes: "A lagoa azul" (1980), "Curtindo a vida adoidado" (1986), "Robocop - O Policial do Futuro" (1987), "Sociedade dos poetas mortos" (1989).











ANOS 90











Na década de 90 o pop casou-se com o clássico e o cinema viveu o seu auge de público, inovações cinematográficas e temáticas. Afinal, a palavra de ordem era a "diversidade". Então, filmes como "Ghost" (1990), "Uma linda mulher" (1990), "O silêncio dos Inocentes" e "O exterminador do futuro 2" (1991), As "Patricinhas de Beverly Hills" (1995), "Titanic" (1997), "Beleza Americana" (1999) e no Brasil "Central do Brasil" (1998).











2000 aos dias atuais...





Novo século, novas tendêcias! É a moda do "novo", tecnológico e imaginário. Dos anos 2000 aos dias atuais, o cinema utilizou dos recursos tecnológicos e enredos impressionantes e conseguiu a cada estreia surpreender o seu público. Filmes como "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), no Brasil "Cidade de Deus" (2002), "Sobre meninos e lobos" (2003), "Guerras dos mundos" (2005), "300" (2007), "Sex and The City" e "Crepúsculo" (2008), "Avatar" e "2012" (2009), estão aí para nos comprovar essa hipótese.






















Tantos são os filmes, tantas são as identidades (RG) construídas e reconstruídas com cada obra dessa. Garotos que imaginam num mundo distante como o de Harry Potter na luta pelos seus conhecimentos e poderes secretos. Meninas que suspiram por um vampiro ou lobo da moda. Indivíduos que assistiram sua realidade numa tela maior, ao verem a obra "Cidade de Deus". E quem não se espantou com o azul brilhante dos seres de Pandora? Talvez futuramente sejamos um avatar (!?).









A obra cinematográfica é só mais um meio que influencia na nossa vida, seja na maneira como pensamos e agimos, no modo como nos vestimos, a música que está selecionada no nosso playlist. Somos consumidores desses produtos e retratos deles também.Talvez agora você esteja lembrando daquele filme, daquela história, daquele personagem e imaginando como tudo mudou ou como nada mudou? As Inovações são muitas. O cinema caminha no mesmo ritmo do pós moderno.

Dica para o cinema desse fim de semana? Hum!
...Escolha aquele filme cuja temática você já aprecia. Mas não esqueçam da pipoca e guaraná, pois os tempos passaram, os filmes mudaram, até a versão 3D surgiu, entretanto, pipoca e guaraná não "caíram de moda". (risos!)

ESSA RETROSPECTIVA CINEMATOGRÁFICA É O RESULTADO DE UM GT NA DISCIPLINA ESTUDOS CULTURAIS/PÓS/CAMEAM/UERN - 2010. 
ORG: GERLÂNDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário