Fim de ano chegando...você está cheio de trabalhos na faculdade/universidade para concluir e entregar, então, lembra daquele artigo científico que foi solicitado lá no início do período para integrar a nota final!Bateu aquele receio sobre como fazer um artigo?Sem estresse!Leia as intruções abaixo, veja o modelo e faça seu artigo...
Esse é meu último post sobre dicas de trabalhos acadêmicos, onde vou falar sobre como construir um artigo científico.
Tenho algumas dicas que já utilizo há algum tempo e vou passar o que venho utilizando para elaborar este tipo de trabalho.
Confesso que não é o tipo de trabalho que mais gosto de fazer, exatamente por perceber que quando desenvolvemos um artigo científico na universidade/faculdade (enquanto acadêmicos, principalmente de Pedagogia), apenas reproduzimos uma idéia com o intuito de garantir uma nota e não com o verdadeiro propósito a que um artigo científico se propõe!Apenas fazemos uma transposição de idéias para cumprir a solicitação de determinado professor ou disciplina, o que não ocorre nas engenharias, por exemplo, onde o número de artigos publicados pelos alunos desde os primeiros períodos é infinitamente maior do que na nossa área (humanas e educação). Aí me questiono: Não temos, também, novas idéias? Onde estão as pesquisas dos acadêmicos da área de educação?
Mas, deixando as críticas ou questionamentos de lado, o fato é que em algum momento da sua vida acadêmica, seu professor vai pedir para você desenvolver um artigo científico...Então, vamos às noções básicas!
O propósito de um artigo científico é o de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, coletar dados, prover uma metodologia própria, e, concluir ou, eventualmente recomendar.
Observação: O artigo científico é intrisecamente TÉCNICO!!!Ou seja, CUIDADO COM A LINGUAGEM QUE VOCÊ IRÁ UTILIZAR NA ELABORAÇÃO!!!
ALGUMAS DICAS SOBRE A ESTRUTURA
Ela pode variar um pouco, mas essencialmente é composto da seguinte forma:
- Elementos pré-textuais: (Título e subtítulo - se houver; nome do (s) autor (es); resumo na língua vernácula do texto e palavras-chave; resumo em uma língua estrangeira e palavras-chave).
- Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento (vale aqui as mesmas regras de outros trabalhos acadêmicos: espaçamento 1,5 para o texto e citações curtas; espaçamento 1,0 para citações longas e aquelas regrinhas básicas que certamente você já conhece; e a conclusão (exitem dois tipos enumerativa e disseratativa, mas na dúvida, faça a dissertativa.
- Elementos pós-textuais: Referências; Glossário; Apêndices (o que você produz, tipo, fotos que você tirou, questionários que você produziu etc.), e/ou Anexos (materiais de outra autoria que você colheu, tipo, artigos da internet, imagens, listas etc.).
Se mais conversas, vamos ao exemplo, pois, exemplo ensina mais que meras palavras, não é mesmo?Então, basta ir no link abaixo onde eu preparei um modelo básico para que você visualize o que acabei de falar!
Bom trabalho!Espero ter ajudado!
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