domingo, 29 de agosto de 2010

Especial Dia Nacional da Leitura: Chat com Lucila Pastorello

Moderador 10:53:46
Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro, o EducaRede e o Instituto Ecofuturo promovem entrevistas com especialista em linguagem e escritores de livros infanto-juvenil. Veja a programação e participe!

Lucila Pastorello é fonoaudióloga, mestre em Psicolingüística pela Universidade de São Paulo, bolsista de doutorado da FAPESP, pesquisando sobre leitura em voz alta. Consultora de linguagem em projetos de incentivo à leitura e autora de diversas publicações sobre o tema.

Moderador 14:54:57
Boa tarde a todos! Vamos iniciar o chat com Lucila Pastorello.

lucilapastorello 14:56:08
Boa tarde! Estou pronta para ler vocês!

Moderador 15:01:33
Boa tarde, Lucila, seja bem-vinda. Vou começar fazendo uma primeira pergunta e convido nossos internautas a enviarem questões e comentários a você.

Moderador 15:02:35
Como incentivar a leitura desde a primeira infância? O que os pais podem fazer?

Moderador 15:10:00
Elaine diz: Boa tarde, Lucila. Vi no seu breve currículo "pesquisando sobre leitura em voz alta". O que implica essa leitura em voz alta?

Moderador 15:10:25
Chico diz: Imaginemos uma casa com mais de uma criança. O ideal é que o adulto leia para todas ou estimular que elas façam esse rodízio de leitura em voz alta e leiam uma para as outras?

Moderador 15:14:31
Esta entrevista ficará disponível para consulta em "Buscar entrevista", no canal Bate-papo do Portal EducaRede.

lucilapastorello 15:15:27
A leitura não é apenas um conjunto de habilidades, mas é uma prática social. Podemos incentivar a leitura desde sempre: ler para o bebê que está na barriga até para nossos pais, de vista cansada. No caso da crianças, podemos ler em voz alta, ler junto com a criança que já está alfabetizada e descobrir diferentes formas de ler com as crianças.

lucilapastorello 15:16:32
Oi, Elaine, estou pesquisando os efeitos de ler em voz alta tanto para quem lê, quanto para quem escuta.

Moderador 15:16:46
marcia diz: Leio em voz alta para o meu filho desde bebê. Hj ele tem 8 anos e em sua avaliação consta q ele gosta mais de ouvir histórias do que lê-las. Será que exagerei na dose? Como evitar cair nessa cilada?

Moderador 15:17:56
Guiliana diz: Boa tarde, Lucila! Mesmo fazendo a leitura em voz, a criança não mostra interesse e sente-se tímida. Existe outro método?

lucilapastorello 15:18:02
Chico, Boa tarde! O ideal é que se leia. Você pode criar diferentes movimentos de leitura, todos valem: os mais novos podem ler imagens , os mais velhos, a escrita, por exemplo.

lucilapastorello 15:22:06
Olá, Márcia. É muito mais fácil ouvir do que ler, para qualquer garoto de 8 anos. Tenha calma, insista; ele é um leitor em formação... aos poucos seu filho vai aprender a ser mais fluente, a poder escolher ouvir sua própria voz interna, em silêncio e vivenciar uma intimidade com o autor, logo será um leitor. Dê o exemplo: leia para si mesma, mas não deixe de oferecer leitura para sua criança!

Moderador 15:23:42
marcia diz: Como estimular o hábito da leitura, que exige dedicação de tempo e concentração, em crianças que estão acostumadas com a rapidez das tecnologias e games?

lucilapastorello 15:25:34
Oi Guiliana: não sei a idade dessa criança, nem por quantos anos você está tentando. Uma dica: não pense em receber da criança, pense em oferecer. E uma última lembrança: quantas vezes você já chamou sua criança pelo nome e ela não respondeu, ou pediu que fosse tomar banho? E você desistiu porque ela não respondeu?????

lucilapastorello 15:29:24
Marcia, ter tempo combina com disciplina; não é preciso duas horas diárias de leitura de clássicos! As crianças ainda não estão imunes a um livro divertido, curioso, emocionante. E uma lembrança: games e tecnologia não são inimigos da leitura, são formas de ler.

Moderador 15:30:21
Quem lê mais escreve melhor?

lucilapastorello 15:31:45
Sem dúvida nenhuma, quem lê mais escreve melhor, pois quem lê está também escrevendo um pouco, está formando um texto.

Moderador 15:33:05
zeca diz: E para os adultos, que não gostam de ler, ainda há salvação? O que você indica?

Moderador 15:33:22
marcia diz: Você poderia explicar melhor o que significa esta afirmação: "games e tecnologia não são inimigos da leitura, são formas de ler".

lucilapastorello 15:37:23
A leitura, em um sentido amplo, envolve a criação de sentidos a partir de um material visual. Quando lemos um texto escrito, por exemplo, lemos as letras, mas também interessa o tipo de letra, o suporte (se é um jornal, um livro, um bilhete no guardanapo...); lemos também as imagens não verbais, como desenhos, ilustrações, fotografias, cores, movimentos. O que estamas fazendo agora envolve leitura e novas tecnologias, nê? Também games oferecem um tipo de leitura imagética e cinética (de movimento) que é uma forma particular de leitura.

lucilapastorello 15:39:10
Oi Zeca, salvação sempre há...resta saber se o adulto quer mesmo ser salvo.... contos de suspense, ou humor podem dar certo pra começar...

Moderador 15:41:07
zeca diz: É bom também ler notícias, informações e não só histórias?

Moderador 15:41:47
zeca diz: eu gosto muito de ler jornal e revista.

Moderador 15:43:04
Enviem suas perguntas e comentários! Nosso chat será encerrado às 16h.

Moderador 15:43:43
marcia diz: Conheci uma moça, já adulta, que não conseguia acompanhar as legendas dos filmes. Isso é por deficiência de leitura?

lucilapastorello 15:44:07
Zeca, é natural...informações e notícias são importante para podermos estar no mundo; discussões a partir da leitura de textos informativos também são interessantes; o ideal é começar com textos menos complexos e ir esquentando a coisa aos poucos...

lucilapastorello 15:45:21
Zeca, que bom! continue lendo, mas experimente uma crônica do Luís Fernando Veríssimo um dia desses...

Moderador 15:45:51
Liane diz: Meu filho tem 2 anos e meio, e leio com ele desde bebê. Mas agora ele começou a descobrir os desenhos na televisão, o que também acho legal ele conhecer, mas fico sempre em dúvida de qual a "medida". Ele tem pedido para "assistir só um pouquinho mamãe", e não quer sair da frente da TV...acho ele muito pequento para já ficar tão "viciado", já que eu mesma não sou muito ligada em televisão, mas o pai é!!!

lucilapastorello 15:45:52
Marcia, é sim, esta moça tem dificuldades em ler.

Moderador 15:46:24
zeca diz: Valeu a dica. Vou experimenta sim.

lucilapastorello 15:48:51
Oi Liane, seu filho também é filho do pai dele...deixe que ele assiata sua TV, mas combine horários; é desde pequeno que ele vai aprender que temos que organizar nosso tempo, é que não podemos fazer tudo de que gostamos a qualquer hora. Vejamos essa nossa conversa, que tá ficando boa e logo vai ter que terminar...

Moderador 15:49:52
zuleica diz: Sou professora na rede pública e dou aulas para adolescentes. Vejo que eles têm muitas dificuldades em ler textos simples. Leciono Matemática e não sei como lidar com a situação. O que você sugere?

Moderador 15:50:00
marcia diz: E esta deficiência seria pela falta de hábito de leitura?

Moderador 15:51:28
Liane diz: Ok, tens razão, obrigada Lucilla!

lucilapastorello 15:52:14
Zuleica, a dificuldade que você encontra é compartilhada por todos, basta ver os índices do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional); discutir com os colegas na escola e propor alternativas já pode ser um começo...

lucilapastorello 15:54:04
Marcia, o hábito da leitura sem dúvida interfere, mas pode ser alguma questão específica de linguagem. Se estiver incomodando, procure um fonoaudiólogo.

Moderador 15:56:05
O Chat será encerrado daqui 5 minutos, às 16h. Enviem suas últimas perguntas e comentários a Lucila.

Moderador 15:57:57
Liane diz: Você poderia indicar alguns títulos ou autores para crianças de 2 anos e meio? Ou há algum site/blog seu onde vc dá dicas desse tipo?

lucilapastorello 15:59:57
Liane, livros de imagens, sem texto ou com textos curtos são legais, procure nos sites de algumas editoras que trabalham com livros infantis, como a Cosac-Naif, a Cia. das letrinhas, a Brinquebook... Passe umas horas em livrarias e escolha o que você gosta! Boas leituras.

Moderador 16:00:30
Liane diz: Obrigada!

Moderador 16:01:06
Chegou a hora de encerrar nosso bate-papo. Muito obrigado, Lucila, por nos ler e esclarecer tantas questões importantes. Agradecemos também a participação dos internautas.

lucilapastorello 16:01:31
Liane, em breve estarei comentando dicas no site Leitores Públicos, o site ainda está em construção...

lucilapastorello 16:02:21
Como o tempo voa!!!!!!! Mesmo sentada na cadeira! Obrigada a todos!

Moderador 16:02:30
zeca diz: Foi muito bom esse chat. Tchau.

Moderador 16:02:38
Liane diz: ok, visitarei o site!

Moderador 16:03:16
Chat encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário