quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AS TIRINHAS EM QUADRINHO

As tirinhas, são narativas curtas, desenvolvidas geralmente em três quadros, no nosso caso são onze quadros,  pois esta foi uma tirinha especial de Carnaval. Ao leitor, é exigido o conhecimento prévio, são caracterizados com o auxilio dos dialogos somados a elementos visuais, mais especificamente pela inferência sugerida no ultimo quadrinho: alguém deve se sentir como o personagem,  já que ele se sente como outra pessoa. O desfecho inesperado, é o que provoca o efeito de humor. O que reforça a idéia de que a história surpreeende em seu final é a expressão facial e o que é dito, sugerindo ao leitor um ar de desdém. A fonte de comicidade reside mais nos elementos verbais, o aspecto visual, embora importante é tido como complementar, assim a explicação se ancora em elementos linguísticos. Existem casos que o aspecto visual, sobrepõe-se ao verbal, a fonte da comicidade, está na leitura visual e na inferência que ela permite. Vale mensionar que ocorre narrativas que apresentam um quadro só e sem diálogos, além de que tem como elemento mediador ou disjuntor um recurso visual e não linguísticos. Ainda e
tem casos em que os elementos visuais e verbais trabalham de forma mais harmoniosas sendo ambos  igualmente relevantes.As tirinhas em quadrinhos,  são definidas por Santos (2002), como uma forma de comunicação visual impressa que se soma a elementos verbais para compor uma narrativa. Pode ser publicada de diversas maneiras, entre elas em formato de tirinhas, como vemos diariamente nos cadernos de cultura dos jornais de nosso estado.Segundo Santos as tirinhas podem ser apresentadas de duas forma distintas: A primeira como trecho de uma narrativa maior em que apenas uma parte da historia é apresentada ao leitor, o funcionamento seria parecido com o de uma novela de televisão em que o telespectador vivencia em doses diárias uma história mais longa. Nas tirinhas, a cada dia, o leitor lê um pedaço da aventura (servem de exemplo os personagens de Mandrake e Fantasma entre outros) que  em gera não tem cunho cômico. A segunda é a que nos interessa, é a tirinha humoristica, como foi chamada pelo autor. Seria uma história que apresenta uma gag, termo entendido por Santos como uma piada diaria, dado que na maioria dos casos, é publicada diariamente pelos jornais. Para explicar esse tipo de tirinha, vale o texto de Morin (1973)., a autora européia aborda textos de humor, ou historietas cômicas, como foi traduzido para o português,  tais produções teriam em comum três funções:  A normalização apresentava os personagens, a locutora de deflagração colocaria o problema a serresolvido e a interlocutora de distinção se encarregaria de transitar a narrativa vigente de um modo sério para o modo cômico. A mudança de um desfecho "absurdo" o suficiente para causar humor no interlocutor.
O uso das tirinhas em quadrinhos contribui com o trabalho do professor em níveis diferentes de ensino, visto que é um roteiro de fácil acesso aos alunos para entretenimento e lazer. As historias em quadrinhos abordam vários temas nos quais o professor pode escolher as que melhor satisfazem as necessidades do seu planejamento.Pesquisa realizada recentemente declarou que, fica mais fácil o processo de aprendizagem e memorização quando estabelecemos a ligação com o conhecimento prévio do aluno. A revista Nova Escola publicou em abril de 1998 uma reportagem intitulada "Quadrinhos poderosa ferramenta pedagógica" na qual há depoimentos de professores que afirmam que 100% dos alunos gostam de historias em quadrinhos. Portanto, é recomendável o uso em historias em quadrinhos, podemos observar na historinha da "Cambada do Feioso" fatores que implicam na capacidade de observação e expressão, aguça o senso de humor e a leitura critica; correlaciona mensagem verbal e não verbal, assim como também a cultura formal e informal. Alem de conhecer e respeitar as variantes lingüísticas do português falado desvendando as formas coloquiais da linguagem.As tirinhas ajudam a aproximação das informações cientificam artísticas e históricas da realidade social do aluno, ajudando a desenvolver melhor a produção de textos. Do ponto de vista governamental, os quadrinhos são vistos, como ferramenta bastante atraente para estimular a leitura dos alunos. O que pode ser comprovado através do MEC, pois o mesmo acredita que a inclusão dessas obras, facilita o aprendizado das crianças em temas mais difíceis. É interessante que o professor ofereça a seus alunos, as tirinhas ou revistas em quadrinhos e de imagens, como outra opção de formas gráficas para se contar historias e também na exemplificação da língua portuguesa usada no cotidiano.

Leide Vilma Pereira Santos
www.webartigos.com/...Tirinhas.../pagina1.html

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