domingo, 17 de outubro de 2010

Umas ilustrações de 2002

Abaixo umas ilustrações guardadas nos arquivos. De vez em quando eu as vejo e viajo no tempo…

ILustração para a Editora FTD. Livro Entre Palavras 8º ano
Ilustração para Livro de Português "Entre Palavras" – FTD, 2002
Ilustração para livro de português "Entre Palavras"- FTD, 2002
jan 21
Ilustração para coleção de Língua Portuguesa da Ática
Ilustração para coleção de Língua Portuguesa da Ática
Continuando com meu balanço semestral, publico abaixo algumas ilustrações feitas para livros didáticos.
Não é muito comum fazer caricaturas para livros didáticos, mas às vezes acontece.
Quando ocorre, a missão é desafiante. O desafio está no fato de eu ser, originalmente, um caricaturista, mas um daqueles caricaturistas que gostam de distorcer a fisionomia ao máximo. Isso não é possível de se fazer em livros didáticos. Os editores, compreensivelmente, evitam o excesso. Assim, tenho que me conter; fazer umas caricaturas “light”.
Catulo da Paixão Cearense
Catulo da Paixão Cearense
Alguns escritores
Alguns escritores
Ziraldo
Ziraldo
Luis Fernando Veríssimo
Luis Fernando Veríssimo
Raquel de Queirós
Raquel de Queirós
Mário Quintana
Mário Quintana
Graciliano Ramos
Graciliano Ramos
Cora Coralina
Cora Coralina
Érico Veríssimo
Érico Veríssimo
Lima Barreto
Lima Barreto
Clarisse Lispector
Clarisse Lispector
Ferreira Gullar
Ferreira Gullar
O texto “Chico Bolacha” da Cecília Meireles é extremamente gracioso e rico. Tanto no que diz respeito ao uso das palvras, quanto na caracterização dessa personagem rural à moda do Jeca Tatu, de Lobato.  Talvez, por isso, seja adotado com grande frequência pelas editoras, em seus livros didáticos. Eu já ilustrei esse texto umas seis vezes, para editoras diferentes.
O curioso é que enquanto eu ilustrava o meu último “Chico Bolacha” para a editora FTD, meu filho o estudava em sua escola.
No dia das mães, o menino resolveu gravar esse texto que ele havia decorado, acompanhado de uma flauta, ao fundo, com uma música que ele estava estudando na escola para dar de presente para a mãe dele. Chico Bolacha e “Yellow Submarine”, dos Beatles. Uma mistura insólita, mas simpática. Publico aqui para vocês conhecerem o texto, e o talento do meu pimpolho, claro!

Chico Bolacha - FTD
Chico Bolacha – FTD

Chico Bolacha, por Chico Andrada
cavaleiro_mp3


www.artefiguras.com.br/blog/tag/livro-didatico

Nenhum comentário:

Postar um comentário