domingo, 10 de outubro de 2010

O SÍMBOLO LINGUÍSTICO

Nesta aula, procuramos estabelecer as diferenças existentes entre ícone, índice e símbolos. Antes de entrar diretamente no tema, é muito importante definirmos o que é semiótica, podemos defini-la como sendo a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral, na semiótica todo signo que a convencionalidade predomina possui uma relação símbolo. Exemplo disso é a paz mundial e a pomba da paz, a convenção fez da imagem semelhante a uma pomba branca, um símbolo de paz.
Segundo Charles Sanders Peirce, existem três tipos de signos:

1 O ícone, que mantêm uma relação de proximidade sensorial ou emotiva entre o signo, representação do objeto, e o objeto dinâmico em si – exemplo: pintura
O índice, ou parte representada de um todo anteriormente adquirido pala experiência subjetiva ou pela herança cultural – exemplo: onde há fumaça, logo há fogo. Quer dizer que através de um índice (causa) tiramos conclusões.
3 O símbolo, que de forma arbitrária estabelece uma relação convencionada entre o signo e o objeto – exemplo: o termo cadeira.


vanderli.blogspot.com/.../15-aula-2903-cone-ndice-simbolo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário