domingo, 2 de janeiro de 2011


CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE
Cultura
"No campo da sociologia, cultura é o conjunto de ferramentas, utensílios, hábitos, instituições, rituais, objetos para vários fins, sentimentos, atitudes etc., que todos os povos possuem" (sic) (Cultura da qualidade X Cultura Institucional" - Elaine Lima de Oliveira - Universidade / A busca da qualidade - janeiro/fevereiro de 1994 - IBRAQS - Instituto Brasileiro da Qualidade em Serviços). "O desenvolvimento de um povo não se alcança apenas pelo aumento do bem estar material, mas exige, paralelamente, o aprimoramento dos valores artísticos e culturais" (sic) (Mário Henrique Simonsens, economista, abertura do Programa de Atividades Culturais do Mobral - 1973)
O envolvimento do ser humano com a cultura deve estimular sua plena educação, visando a melhorar-lhe a qualidade de vida, suscitando seus processos criativos, fazendo emergir vocações. As mais imediatas oportunidades para difundir a cultura de uma nação está no campo fértil da arte popular - artesanato, bandas de música, canções e danças folclóricas. Todas estas manifestações devem ser valorizadas e apoiadas, para que não terminem por afogar-se em meio à cultura de massa, amplamente disseminada pelos meios de comunicação. Instrumentos poderosos de acesso à cultura, eles podem, contudo, vir a contribuir para a alienação do indivíduo de sua própria cidadania, apagando os traços mais legítimos de sua cultura original. (Maria Luíza Condé - Professora - Programa de Atividades Culturais do Mobral - Rio de Janeiro - 1973)
Como resultado de um movimento que ligou os jovens, através da União Nacional dos Estudantes, os sindicatos, artistas e intelectuais, surgiu, no final da década de 50/início de 60 um novo pensamento cultural no Brasil. Deu-se um aprofundamento de uma arte, brasileira mas universal, cheia de inquietação, buscando novas formas de expressão. Seu objetivo era um só: estabelecer um diálogo com o povo, levando-lhe uma arte voltada para as questões sociais, pretendendo a transformação do país. Artistas e intelectuais já haviam criado o CPC - Centro Popular de Cultura que, necessitando de uma base já estabelecida, uniu-se a UNE, numa produção cultural das mais vastas e importantes. Foram lançadas publicações como Violão de rua, que divulgava nomes do porte de Affonso Romano de Santanna e lançava novos autores. Era vendido em sindicatos, nas ruas, em locais de aglomeração popular.
"Era uma época em que todo o Brasil vivia um grande momento de desenvolvimento e euforia. Nascia a Bossa Nova e o parque industrial, o país ganhava campeonatos mundiais em diversas modalidades, numa ebulição que envolvia, principalmente a classe média, já que não chegou, realmente, a envolver os operários, ou os camponêses. Surgiu a poesia concreta, o Teatro de arena." (Carlos Lira, compositor, declaração recolhida do texto Centro Popular de Cultura - A idéia era construir um país novo, através da arte - sem identificação do autor- Revista UNE O reencontro do Brasil com a sua juventude- Edição do Ministério da Educação e do Desporto - dezembro de 1994).
A ligação entre os jovens e o Centro Popular de Cultura destacou-se na música, no teatro e na literatura. Misturava-se shows e debates de importantes temas do país. Promovia-se noites de autógrafo que contavam com a participação, entre outros, de Vinícius de Morais e Oscar Niemeyer; revelava-se talentos como Edu Lobo e Nelson Cavaquinho. ( A UNE atraiu o que havia de melhor na cultura brasileira - Chico Dias, poeta e jornalista - Revista UNE O reencontro do Brasil com a sua juventude - Edição do Ministério da Educação e do Desporto - dezembro de 1994). O que se pretendia era levar ao povo uma cultura capaz de transformar, de conscientizar, dando-lhe uma visão política, através do teatro, do cinema e da música. (Toda a poesia, Ferreira Gullar, poeta e teatrólogo, Editora Civilização Brasileira, 1980).
"Viajávamos o país inteiro, irradiando cultura. Fazíamos espetáculos nas praças principais das cidades, ou numa faculdade, apresentando peças de autores como Oduvaldo Viana Filho, tendo artistas como Grande Otelo, no elenco junto com a UNE, o CPC irradiou cultura país afora" (Depoimento de Carlos Verezza, ator e diretor de teatro, cinema e televisão. Publicação UNE O reencontro do Brasil com a sua juventude - Ministério da Educação e do Desporto - dezembro de 1994).


Nenhum comentário:

Postar um comentário