domingo, 2 de janeiro de 2011

O Conceito de Juventude e quadro demográfico da população jovem



Em 1990 o número de adolescentes no Brasil era de 34.311.111. Esta cifra representava 23% da população, sendo 49,7% do sexo masculino e 50,3% do feminino. Nos últimos vinte anos, a mortalidade para eles tem aumentado, sendo a violência e o suicídio os maiores responsáveis pelo crescente número de óbitos.
Mas que população é esta? O que é o adolescente?
A UNESCO indica que adolescência é o período que começa aos 15 anos de idade e vai até os 24 anos.Alguns autores como Colli Setian acham que esse período "adolescência" não pode ser tratado com "começo e fim" tão rígidos. A variação é de país para país e, pode-se dizer mesmo no caso do Brasil, de região para região. Causas psico-sociais concorrem para essa flexibilidade.
A juventude ou adolescência deve ser entendida como um segmento da sociedade. Por se tratar de um segmento intermediário entre a criança e o adulto o adolescente tem caracterísiticas próprias. Características frágeis, que por isto fazem do jovem o "espelho" deste sistema, porque o adolescente retrata o conjunto de mazelas dessa sociedade. Individualmente, o adolescente passa por transformações biopsicosociais que são vividas por alguns como crise da idade, que Luiz Carlos Osório compara à crise sócio-política do mundo atual (Batista Neto, Francisco: 1990).
A adolescência pode ser definida cronológica, sociológica e psicologicamente. Cronologicamente é o periodo que varia dos doze aos vinte e cinco anos. Notar aqui a diferença dos limites de idade do enunciado pela UNESCO. Sociologicamente é um periodo de transição do estado de dependência para o de autonomia. É quando se começa a assumir as responsabilidades do mundo adulto. Psicologicamente, a adolescência é um período crítico de definição do ego, com grandes mudanças na personalidade. Para o psicologo M. Rosa, a adolescência é um conjunto psicossocial que: "representa uma fase crítica no processo evolutivo em que o individuo é chamado a fazer importantes ajustamentos de ordem pessoal e social. Entre esses ajustamentos temos a luta pela independência financeira e emocional, a escolha de uma vocação e a própria identidade sexual. Como conceito psicossocial, a adolescência não está necessariamente limitada aos fatores cronológicos. O que, de fato, marca o fim da adolescência, são os ajustamentos normais do individuo aos padrões de expectativa da sociedade, com relação às populações adultas"(ROSA, M.:1985).
Concluindo: a adolescência é um período de transição entre o ser criança e o adulto. Esta situação de ser e não ser e a busca da identidade psicológica cria uma grande confusão que provoca a crise, bem definida pelos franceses como " l' âge bête" (OLIVEIRA, Maria Clara O.: 1991). A adolescência é um fenômeno biopsicossocial do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, nitidamente marcada pela família e pela escola. (Milani, Feizi Masrour:1991). O desenvolvimento de uma pessoa é uma sucessão de experiências psiquicas que, num processo de separação e individualização termina na aquisisição da consciência da identidade.(MAHLER, M.:1986) A adolescencia é uma fase do desenvolvimento do ser humano que corresponde à segunda década da existência. Ela contém a síntese das conquistas e dos atropelos da infância e a transformação sexual, ideólogica e, até social, impostas pela mudança corporal. (Maakaroun, Marilia de Freitas: 1991). É uma fase do ser humano de profundas transformações físicas, psicológicas e sociais.Momento em que a pessoa estabelece novas relações com a família, amigos e consigo mesmo. Fase das perguntas e das dúvidas que devem encontrar espaço para serem respondidas sem preconceitos e com liberdade para não se transformarem, mais tarde, em angústia e ansiedades. (Takiuti, Albertina Duarte: 1991).





Nenhum comentário:

Postar um comentário