Veja os principais fatos ocorridos na política em 2010
Economia / Mundo / Cotidiano / Esporte / Ciência / Tecnologia / Ilustrada
Veja abaixo a retrospectiva das principais notícias da editoria de Poder deste ano:
24 de dezembro de 2010
O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) morreu aos 72 anos, vítima de um câncer na próstata. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de novembro.
22 de dezembro de 2010
Eduardo Knapp - 30.dez.2002/Folhapress |
Dilma escolhe últimos dois nomes para ministério e fecha equipe de governo |
21 de dezembro de 2010
Dilma anunciou os nomes de Luiz Sérgio (Secretaria de Relações Institucionais), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Leônidas Cristiano (Portos) em sua equipe. A petista também confirmou a permanência de Jorge Hage na CGU (Controladoria-Geral da União). Já o general José Elito Carvalho Siqueira irá substituir Jorge Felix no Gabinete da Segurança Institucional.
20 de dezembro de 2010
A presidente eleita anunciou a indicação de sete novos ministros: Alexandre Padilha (Saúde), Ana de Hollanda (Cultura), Orlando Silva (Esporte), Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), Mário Negromonte (Cidades), Luís Inácio Lucena Adams (Advocacia-Geral da União).
18 de dezembro de 2010
Carlos Humbert - 17.dez.2010/ASICS/TSE |
Dilma recebeu o diploma de presidente da República das mãos de Ricardo Lewandowski, presidente do TSE |
17 de dezembro de 2010
Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR), foi o primeiro deputado federal eleito a ser diplomado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Muito aplaudido, ele agradeceu no estilo "Obrigaduuu" do cantor Fábio Jr. Já o deputado federal reeleito Paulo Maluf (PP) foi vaiado durante sua diplomação, mas não se abateu e ainda acenou e posou para fotos.
Dilma Rousseff (PT) recebeu o diploma de presidente da República das mãos de Ricardo Lewandowski, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ela leu um discurso, em pouco mais de seis minutos, em que fez elogios ao processo eleitoral brasileiro, ressaltou sua trajetória política e a situação de mulher. Também elogiou o presidente Lula.
Marcelo Sayão - 17.jul.2008/Efe |
TJ do Rio de Janeiro suspendeu decisão que dava a Salvatore Alberto Cacciola direito ao regime semiaberto |
16 de dezembro de 2010
A presidente eleita, Dilma Rousseff, anunciou a permanência de três ministros: Fernando Haddad na Educação, Izabella Teixeira no Meio Ambiente e Carlos Lupi no Trabalho.
15 de dezembro de 2010
A presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou os nomes de Antonio Patriota no Ministério de Relações Exteriores, Fernando Pimentel no Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Aloizio Mercadante na Ciência e Tecnologia, além da permanência de Nelson Jobim na Defesa.
O TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região revogou a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro contra o ex-banqueiro Salvatore Alberto Cacciola. Ele cumpria pena de 13 anos de reclusão por crimes contra o sistema financeiro.
13 de dezembro de 2010
Fábio Braga - 17.ago.2010/Folhapress |
TJ de São Paulo cassou a decisão que condenou Paulo Maluf por improbidade administrativa |
08 de dezembro de 2010
A presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou a indicação de 10 novos ministros. Cinco nomes são do PMDB, três do PT e um do PR, além da jornalista Helena Chagas para a Secretaria de Comunicação Social.
03 de dezembro de 2010
A assessoria da presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou os nomes de Antonio Palocci, Gilberto Carvalho e José Eduardo Cardozo para o novo governo. "A presidenta eleita da República, Dilma Rousseff, convidou o deputado Antonio Palocci para ocupar a chefia da Casa Civil do futuro governo e o atual chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, para ser o titular da secretaria geral da Presidência. O deputado José Eduardo Cardozo, também convidado, assumirá o Ministério da Justiça. A presidenta eleita orientou os futuros ministros a trabalharem de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento ao seu programa de desenvolvimento, com distribuição de renda e garantia da estabilidade econômica", diz nota da assessoria.
Apu Gomes - 17.dez.2010/Folhapress |
Justiça Eleitoral absolveu o deputado federal eleito Tiririca da acusação de falsidade ideológica |
A Justiça Eleitoral absolveu o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, da acusação de falsidade ideológica. Recordista nas urnas, com mais de 1,3 milhão de votos, Tiririca teve de passar por testes no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo para provar ser capaz de ler e escrever. Ele também era acusado de apresentar uma declaração de alfabetização falsa para concorrer nas eleições.
O primeiro condenado do caso Celso Daniel, Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, foi preso pela Polícia Civil de Diadema, no ABC paulista. Foragido, Santos foi julgado à revelia e condenado a 18 anos de prisão pela participação no assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), em janeiro de 2002.
A biografia do vice-presidente da República, "José Alencar - Amor à Vida", escrita pela colunista da Folha Eliane Cantanhêde, chega às livrarias de todo o país.
27 de novembro de 2010
O vice-presidente da República, José Alencar, passou por nova cirurgia de desobstrução do intestino.
26 de novembro de 2010
Alan Marques - 24.nov.2010/Folhapress |
Dilma oficializou equipe econômica: Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (BC) |
24 de novembro de 2010
A presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou a escolha de sua equipe econômica: Guido Mantega (que permanece na Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central).
18 de novembro de 2010
Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, foi o primeiro condenado pela participação do assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT). Após quase seis horas de debate entre defesa e acusação, ele foi condenado por um júri formado por cinco mulheres e dois homens. A pena é de 18 de anos.
11 de novembro de 2010
O vice-presidente da República, José Alencar, sofreu um infarto agudo do miocárdio. Ele foi submetido a um cateterismo, que não mostrou obstruções arteriais importantes.
10 de novembro de 2010
Joel Silva - 02.set.2009/Folhapress |
Protógenes Queiroz foi condenado a três anos e onze meses de prisão pela Justiça Federal de São Paulo |
31 de outubro de 2010
Mais de 135 milhões de eleitores voltaram às urnas para escolher o novo presidente do Brasil: Dilma Rousseff (PT). Os eleitores de oito Estados (Goiás, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Paraíba, Piauí e Alagoas) e do Distrito Federal também definiram seus próximos governadores.
26 de outubro de 2010
O senador Romeu Tuma (PTB) morreu aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Ele passou por uma cirurgia cardíaca no dia 2 de outubro, quando foi colocado um dispositivo de assistência ventricular chamado Berlin Heart --o aparelho é um coração artificial.
08 de outubro de 2010
O vice-presidente da República, José Alencar, passou por um procedimento de substituição de um cateter no rim esquerdo.
Ricardo Stuckert - 13.nov.2010/Efe |
José Alencar passou por um procedimento de substituição de um cateter no rim esquerdo |
Mais de 135 milhões de eleitores foram às urnas eleger seu presidente e vice, governadores e vices, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. A disputa foi ao segundo turno à Presidência e para os governos do Distrito Federal e de mais oito Estados: Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima.
17 de setembro de 2010
O "Diário Oficial" da União publica a exoneração da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e a nomeação de Carlos Eduardo Esteves Lima como ministro interino. Erenice deixou o cargo após a publicação pela Folha de um novo caso de lobby na Casa Civil.
16 de setembro de 2010
Reportagem da Folha mostra que uma empresa de Campinas confirma que um lobby opera dentro da Casa Civil da Presidência da República e acusa filho da então ministra Erenice Guerra de cobrar dinheiro para obter liberação de empréstimo no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
14 de setembro de 2010
O ex-deputado federal José Janene (PP), 55, morreu no InCor (Instituto do Coração) de São Paulo. Janene, apontado como tesoureiro do PP no escândalo do mensalão, em 2005, estava internado desde o dia 4 de agosto com uma cardiopatia grave e esperava por um transplante de coração.
Sérgio Lima - 14.set.2005/Folhapress |
Ex-deputado federal José Janene (PP) morreu as 55 anos no InCor de São Paulo |
Reportagem publicada na edição da revista "Veja" informa que a então ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, teria atuado para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de propriedade de seu filho Israel Guerra.
10 de setembro de 2010
O vice-presidente José Alencar obteve uma liminar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para impedir que a professora Rosemary de Morais, 55, que diz ser sua filha, altere a sua certidão de nascimento para incluir nela o sobrenome "Gomes da Silva", como os outros três filhos do político mineiro.
A Polícia Federal prendeu o governador do Amapá e candidato à reeleição, Pedro Paulo Dias (PP), e o ex-governador Waldez Góes (PDT), candidato ao Senado, acusados de desviar recursos públicos do Estado e da União. A operação, batizada de Mãos Limpas, cumpriu 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Reportagem da Folha mostra que o comitê da pré-campanha da candidata à Presidência Dilma Rousseff teve em mãos um dossiê sobre a filha do adversário José Serra (PSDB) com documentos reunidos pelo PT paulista. Tal papelada havia sido utilizada pelo partido em 2005 para solicitar ao Ministério Público a abertura de inquérito sobre uma empresa de Veronica Serra e do marido, Alexandre Bourgeois.
Patricia Stavis - 05.ago.2010/Folhapress |
Comitê da pré-campanha da candidata à Presidência Dilma Rousseff teve em mãos um dossiê sobre a filha de José Serra |
Morreu em São Paulo o ex-deputado estadual do Amazonas e apresentador de TV Wallace Souza, 51. Ele estava internado desde 18 de março no Hospital Bandeirantes, na capital paulista, sob custódia da Polícia Federal. Souza teve uma parada cardíaca. Segundo nota de falecimento do hospital, Souza sofria de uma ascite refratária decorrente da síndrome de Budd-Chiari (doença do fígado). O ex-deputado era acusado de encomendar mortes para exibir em seu programa de televisão, chamado "Canal Livre". Era também suspeito de estar por trás de um plano para matar uma juíza federal e de participação em crimes como formação de quadrilha e associação para o tráfico.
22 de julho de 2010
O vice-presidente José Alencar foi declarado oficialmente pai de Rosemary de Morais, 55, que passou a assinar Gomes da Silva por decisão do juiz José Antonio de Oliveira Cordeiro, da comarca de Caratinga (MG).
17 de julho de 2010
O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, morreu no Instituto Dante Pazzanese, em decorrência de um infarto do miocárdio.
11 de julho de 2010
O vice-presidente José Alencar passou por um procedimento cirúrgico após detecção de obstrução em uma artéria.
Alan Marques - 05.ago.2010/Folhapress |
Pré-campanha de Dilma investigou e levantou dados sigilosos do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge |
Reportagem publicada pela Folha mostra que a chamada "equipe de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) investigou e levantou dados fiscais e financeiros sigilosos do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira. O grupo obteve documentos de uma série de três depósitos na conta de EJ no valor de R$ 3,9 milhões, além de outras informações de seu Imposto de Renda.
10 de junho de 2010
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que a Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas com condenação na Justiça por um colegiado (mais de um juiz), valerá para as eleições deste ano.
07 de junho de 2010
Os desembargadores do TJ (Tribunal de Justiça) do Pará confirmaram a liminar que concedeu liberdade provisória para o fazendeiro Regivaldo Galvão, conhecido como Taradão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária americana Dorothy Stang.
31 de maio de 2010
A Folha mostrou que documentos liberados à reportagem pelo Arquivo Nacional após 25 anos de sigilo demonstram que o governo do atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), espionou os principais focos de críticas na sociedade civil. O governo interceptou cartas, infiltrou agentes e produziu listas de nome e endereços dos principais protagonistas da oposição. Entre os investigados estão o PT, os sem-terra, sindicatos, grupelhos de esquerda e membros de entidades, como a OAB.
Carlos Silva - 12.fev.2004/Reuters |
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, foi condenado a 30 anos de prisão pela morte de Dorothy Stang |
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, foi condenado em Belém a pena máxima de 30 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado. Ele foi considerado um dos mandantes da morte da missionária Dorothy Stang, ocorrida em fevereiro de 2005 no interior do Pará.
O ex-presidente do Senado e ex-governador de Mato Grosso José Manoel Fontanillas Fragelli morreu aos 95 anos em Aquidauana (MS).
27 de abril de 2010
A Executiva Nacional do PSB decidiu por 20 votos a 7 desistir da candidatura presidencial de do deputado federal Ciro Gomes (CE). Em uma reunião tensa, em que integrantes da legenda acusaram a direção do partido de ser subserviente ao PT, o PSB avaliou que se enfraqueceria nos Estados caso mantivesse a candidatura presidencial.
17 de abril de 2010
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal Rogério Rosso (PMDB) foi eleito o novo governador do DF.
13 de abril de 2010
O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi condenado a 30 anos de prisão, em regime fechado, por mandar matar a missionária norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang em 2005.
09 de abril de 2010
O vice-presidente José Alencar (PRB) anunciou que não sairia candidato nas eleições de outubro. Ele vinha cogitando sair candidato ao Senado por Minas Gerais. Ele disse que não seria justo sair candidato se ainda faz tratamento contra o câncer.
Sergio Lima - 13.jan.2010/Folhapress |
TRE-DF cassou o mandato do então governador José Roberto Arruda (ex-DEM) por desfiliação partidária |
Por 4 votos contra 3, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal cassou o mandato do governador afastado e preso José Roberto Arruda (sem partido) por desfiliação partidária. A maioria dos integrantes da Corte seguiu o voto do relator Mário Machado, e defendeu que Arruda deixou o DEM sem respaldo legal, mesmo estando ameaçado de expulsão.
10 de março de 2010
O Senado salvou o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia da demissão. Acusado de ser mentor do escândalo dos atos secretos, ele será suspenso por 90 dias --a segunda punição mais grave prevista em lei. Após este período, ele voltará a receber salário normalmente. A decisão foi tomada pelo primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), e não precisará ser submetida ao presidente José Sarney (PMDB-AP) já que não houve demissão.
O Senado aprovou, por 46 votos a cinco, a indicação do general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho para o STM (Superior Tribunal Militar) depois da polêmica criada em torno do militar. Cerqueira Filho disse, em sabatina realizada em fevereiro pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, que os gays não têm postura "compatível" com as Forças Armadas, o que gerou uma série de protestos de entidades que defendem os direitos de homossexuais.
07 de março de 2010
Reportagem da Folha informa que o governo brasileiro conseguiu documentos que comprovam que o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), movimentou dinheiro no exterior sem declará-lo à Receita Federal. O empresário enviou US$ 1 milhão em 2008 para uma conta em um paraíso fiscal na China.
João Sal - 21.nov.2007/Folhapress |
Documentos comprovam que Fernando Sarney movimentou dinheiro no exterior sem declará-lo à Receita |
O desembargador Luiz Pantaleão, do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, determinou a liberação dos sete militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) presos acusados de envolvimento na invasão, depredação e furto em uma fazenda da Cutrale, em Iaras (SP), no ano passado. Entre os beneficiados pela decisão da Justiça estão o ex-prefeito de Iaras Edilson Grangeiro Xavier (PT), a vereadora Rosimeire Pan D'Arco de Almeida Serpa (PT) e o marido dela, Miguel da Luz Serpa --um dos coordenadores estaduais do MST.
04 de fevereiro de 2010
A Justiça de Lençóis Paulista (301 km de SP) decretou a prisão preventiva de 20 pessoas ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) acusados de envolvimento na invasão, depredação e furto em uma fazenda da Cutrale, em Iaras (SP), no ano passado. Além disso, a Polícia Civil entregou o inquérito sobre o caso à Justiça e indiciou 51 militantes do MST que foram identificados por meio de vídeos como participantes da invasão, ocorrida entre setembro e outubro de 2009.
28 de janeiro de 2010
Reportagem mostra que um vídeo apreendido na operação que resultou na prisão de nove sem-terra no interior de São Paulo prova que a depredação de uma fazenda da Cutrale, ocorrida no ano passado, foi um ato premeditado, segundo a Polícia Civil.
26 de janeiro de 2010
Jorge Araújo - 07.out.2009/Folhapress |
Polícia Civil prendeu nove pessoas ligadas ao MST que teriam participado da invasão e depredação de uma fazenda |
12 de janeiro de 2010
A médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, morreu durante o tremor de 7 graus de magnitude que atingiu o Haiti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário