domingo, 28 de novembro de 2010

Abordagem sobre o tema da violência no conto "O COBRADOR" de Rubem Fonseca e na música "Um crioulo revoltado com um arma" de MV Bill

Abordagem sobre o tema da violência no conto "O COBRADOR" de Rubem Fonseca e na música "Um crioulo revoltado com um arma" de MV Bill
  1. Vislumbrando os objetos de estudo
    1. O conto
    2. O movimento hip-hop
    3. O cantor
    4. A música
    5. A comunidade
    6. A escola
  2. Conhecendo os aspectos sociais
    1. Violência
  3. Estabelecendo as relações
    1. Análise da relação entre o conto e a música
    2. O discurso do oprimido
    3. A intertextualidade ou intersemótica
  4. Empregando a literatura como instrumento de redução da violência escolar
    1. Levantamento de dados
    2. Análise dos dados
    3. Propostas de atividades
    4. Relato de experiências
  5. Conclusão
  6. Referências bibliográficas

Resumo estudo

Este trabalho monográfico propõe-se a analisar o tema violência abordado no conto “O COBRADOR” de Rubem Fonseca e na música “Um crioulo revoltado com uma arma” letra de autoria do cantor MV Bill. A proposta baseia-se no estudo do estilo próprio de Rubem Fonseca, enfocando o texto como um intertexto. Para tanto serão analisados no conto e na letra da música , o foco narrativo, o tipo de discurso, a abordagem do tema reafirmando a idéia de denúncia através da arte e não da violência.

A partir daí, apresenta-se uma proposta de desenvolvimento de habilidades literárias, através da elaboração e execução de projetos que implementem ações no campo da discussão do assunto. A linguagem da escola, contextualizada com a linguagem juvenil, pode ser um elemento transformador de comportamentos indesejáveis.

A metodologia empregada para elaboração do trabalho consiste em pesquisa de campo realizada através de aplicação de questionário objetivo a alunos do Colégio Estadual Polivalente San Diego em seguida análise dos resultados obtidos e pesquisa bibliográfica registrando abordagens feitas pelos seguintes teóricos: TEIXEIRA & PORTO (1998), FONSECA (1979 ), ECO (1998), BARTHES ( 1987), RICHARD (2005) SILVA (2004), entre outros.

Pretende-se com este estudo apresentar uma modesta contribuição para o leitor a respeito da abordagem do cotidiano da violência na obra literária, especificamente no conto O Cobrador de Rubem Fonseca e a utilização da literatura como instrumento de contribuição para amenizar o problema da violência escolar.

extratos mais Abordagem sobre o tema da violência no conto "O COBRADOR" de Rubem Fonseca e na música...

[...] Ela ergue os braços magros cobertos de finas pelancas para o alto, junta as mãos e diz, oh meu Deus, como vos agradeço! Estamos no meu quarto, em pé, sobrancelha com sobrancelha, como no poema, e tiro a roupa dela e ela a minha e o corpo dela é tão lindo que sinto um aperto na garganta, lágrimas no meu rosto, olhos ardendo, minhas mãos tremem e agora estamos deitados, um no outro, entrançados, gemendo, e mais, e mais, sem parar, ela grita; a boca aberta, os dentes brancos como de um elefante jovem, ai, ai, adoro a tua obsessão!, ela grita, água e sal e porra jorram de nossos corpos, sem parar. [...]

[...] O questionário 2, deveria ser respondido após ler o conto “O Cobrador” e ouvir a música “Um crioulo revoltado com uma arma”. Os alunos foram orientados de que não seriam respondidas quaisquer dúvidas sobre as questões, para não interferir no resultado da pesquisa; valeria marcar apenas uma questão, sob pena de anulação da mesma e não havia necessidade de identificação. 4.1.4 MATERIAIS UTILIZADOS Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: 90(noventa) folhas de papel tipo A4 , 45(quarenta e cinco) cópias do conto “O Cobrador” e 20(vinte) cd’s contendo a música “Um crioulo revoltado com uma arma”. [...]

[...] A empregada me abriu a porta e gritou lá para dentro, é o bombeiro. Surgiu uma moça de camisola, um vidro de esmalte de unhas na mão, bonita, uns vinte e cinco anos. Deve haver um engano, ela disse, nós não precisamos de bombeiro. Tirei o Cobra de dentro da caixa. Precisa sim, é bom ficarem quietas senão mato as duas. Tem mais alguém em casa? O marido estava trabalhando e o menino no colégio. Amarrei a empregada, fechei sua boca com esparadrapo. [...]

[...] "As migrações, a tolerância e o intolerável", in: Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record, 1998. FARIA, Alexandre. Literatura de subtração: a experiência urbana na ficção contemporânea. Rio de Janeiro: Rio Virtual Papiro Editora, 1999. FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. "Lúcia McCartney ou as relações intransitivas". In: Matraga. Rio de Janeiro: CEPUERJ, vol. 1, nº 3/4, 1987. -------------. "A cidade e a geografia do crime em Rubem Fonseca". In: Literatura e verdade, no.1. São Paulo: USP, 1996. FONSECA, Rubem. O cobrador. [...]

[...] INTRODUÇÃO O objetivo desta monografia é analisar o tema violência abordado no conto O COBRADOR de Rubem Fonseca e na música “Um crioulo revoltado com uma arma “letra de autoria do cantor MV Bill. Situar o conto e a música como exemplo de discurso do povo oprimido e os autores Fonseca e Bill como porta-vozes desta denuncia; ao mesmo tempo, propor através da literatura formas de trabalho significativo que atendam as reais necessidades da escola no campo da redução da violência que ronda os espaços escolares. [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário