Abordagem sobre o tema da violência no conto "O COBRADOR" de Rubem Fonseca e na música "Um crioulo revoltado com um arma" de MV Bill
- Vislumbrando os objetos de estudo
- O conto
- O movimento hip-hop
- O cantor
- A música
- A comunidade
- A escola
- Conhecendo os aspectos sociais
- Violência
- Estabelecendo as relações
- Análise da relação entre o conto e a música
- O discurso do oprimido
- A intertextualidade ou intersemótica
- Empregando a literatura como instrumento de redução da violência escolar
- Levantamento de dados
- Análise dos dados
- Propostas de atividades
- Relato de experiências
- Conclusão
- Referências bibliográficas
Resumo estudo
Este trabalho monográfico propõe-se a analisar o tema violência abordado no conto “O COBRADOR” de Rubem Fonseca e na música “Um crioulo revoltado com uma arma” letra de autoria do cantor MV Bill. A proposta baseia-se no estudo do estilo próprio de Rubem Fonseca, enfocando o texto como um intertexto. Para tanto serão analisados no conto e na letra da música , o foco narrativo, o tipo de discurso, a abordagem do tema reafirmando a idéia de denúncia através da arte e não da violência.
A partir daí, apresenta-se uma proposta de desenvolvimento de habilidades literárias, através da elaboração e execução de projetos que implementem ações no campo da discussão do assunto. A linguagem da escola, contextualizada com a linguagem juvenil, pode ser um elemento transformador de comportamentos indesejáveis.
A metodologia empregada para elaboração do trabalho consiste em pesquisa de campo realizada através de aplicação de questionário objetivo a alunos do Colégio Estadual Polivalente San Diego em seguida análise dos resultados obtidos e pesquisa bibliográfica registrando abordagens feitas pelos seguintes teóricos: TEIXEIRA & PORTO (1998), FONSECA (1979 ), ECO (1998), BARTHES ( 1987), RICHARD (2005) SILVA (2004), entre outros.
Pretende-se com este estudo apresentar uma modesta contribuição para o leitor a respeito da abordagem do cotidiano da violência na obra literária, especificamente no conto O Cobrador de Rubem Fonseca e a utilização da literatura como instrumento de contribuição para amenizar o problema da violência escolar.
A partir daí, apresenta-se uma proposta de desenvolvimento de habilidades literárias, através da elaboração e execução de projetos que implementem ações no campo da discussão do assunto. A linguagem da escola, contextualizada com a linguagem juvenil, pode ser um elemento transformador de comportamentos indesejáveis.
A metodologia empregada para elaboração do trabalho consiste em pesquisa de campo realizada através de aplicação de questionário objetivo a alunos do Colégio Estadual Polivalente San Diego em seguida análise dos resultados obtidos e pesquisa bibliográfica registrando abordagens feitas pelos seguintes teóricos: TEIXEIRA & PORTO (1998), FONSECA (1979 ), ECO (1998), BARTHES ( 1987), RICHARD (2005) SILVA (2004), entre outros.
Pretende-se com este estudo apresentar uma modesta contribuição para o leitor a respeito da abordagem do cotidiano da violência na obra literária, especificamente no conto O Cobrador de Rubem Fonseca e a utilização da literatura como instrumento de contribuição para amenizar o problema da violência escolar.
extratos mais Abordagem sobre o tema da violência no conto "O COBRADOR" de Rubem Fonseca e na música...
[...] Ela ergue os braços magros cobertos de finas pelancas para o alto, junta as mãos e diz, oh meu Deus, como vos agradeço! Estamos no meu quarto, em pé, sobrancelha com sobrancelha, como no poema, e tiro a roupa dela e ela a minha e o corpo dela é tão lindo que sinto um aperto na garganta, lágrimas no meu rosto, olhos ardendo, minhas mãos tremem e agora estamos deitados, um no outro, entrançados, gemendo, e mais, e mais, sem parar, ela grita; a boca aberta, os dentes brancos como de um elefante jovem, ai, ai, adoro a tua obsessão!, ela grita, água e sal e porra jorram de nossos corpos, sem parar. [...]
[...] O questionário 2, deveria ser respondido após ler o conto “O Cobrador” e ouvir a música “Um crioulo revoltado com uma arma”. Os alunos foram orientados de que não seriam respondidas quaisquer dúvidas sobre as questões, para não interferir no resultado da pesquisa; valeria marcar apenas uma questão, sob pena de anulação da mesma e não havia necessidade de identificação. 4.1.4 MATERIAIS UTILIZADOS Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: 90(noventa) folhas de papel tipo A4 , 45(quarenta e cinco) cópias do conto “O Cobrador” e 20(vinte) cd’s contendo a música “Um crioulo revoltado com uma arma”. [...]
[...] A empregada me abriu a porta e gritou lá para dentro, é o bombeiro. Surgiu uma moça de camisola, um vidro de esmalte de unhas na mão, bonita, uns vinte e cinco anos. Deve haver um engano, ela disse, nós não precisamos de bombeiro. Tirei o Cobra de dentro da caixa. Precisa sim, é bom ficarem quietas senão mato as duas. Tem mais alguém em casa? O marido estava trabalhando e o menino no colégio. Amarrei a empregada, fechei sua boca com esparadrapo. [...]
[...] "As migrações, a tolerância e o intolerável", in: Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record, 1998. FARIA, Alexandre. Literatura de subtração: a experiência urbana na ficção contemporânea. Rio de Janeiro: Rio Virtual Papiro Editora, 1999. FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. "Lúcia McCartney ou as relações intransitivas". In: Matraga. Rio de Janeiro: CEPUERJ, vol. 1, nº 3/4, 1987. -------------. "A cidade e a geografia do crime em Rubem Fonseca". In: Literatura e verdade, no.1. São Paulo: USP, 1996. FONSECA, Rubem. O cobrador. [...]
[...] INTRODUÇÃO O objetivo desta monografia é analisar o tema violência abordado no conto O COBRADOR de Rubem Fonseca e na música “Um crioulo revoltado com uma arma “letra de autoria do cantor MV Bill. Situar o conto e a música como exemplo de discurso do povo oprimido e os autores Fonseca e Bill como porta-vozes desta denuncia; ao mesmo tempo, propor através da literatura formas de trabalho significativo que atendam as reais necessidades da escola no campo da redução da violência que ronda os espaços escolares. [...]
[...] O questionário 2, deveria ser respondido após ler o conto “O Cobrador” e ouvir a música “Um crioulo revoltado com uma arma”. Os alunos foram orientados de que não seriam respondidas quaisquer dúvidas sobre as questões, para não interferir no resultado da pesquisa; valeria marcar apenas uma questão, sob pena de anulação da mesma e não havia necessidade de identificação. 4.1.4 MATERIAIS UTILIZADOS Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: 90(noventa) folhas de papel tipo A4 , 45(quarenta e cinco) cópias do conto “O Cobrador” e 20(vinte) cd’s contendo a música “Um crioulo revoltado com uma arma”. [...]
[...] A empregada me abriu a porta e gritou lá para dentro, é o bombeiro. Surgiu uma moça de camisola, um vidro de esmalte de unhas na mão, bonita, uns vinte e cinco anos. Deve haver um engano, ela disse, nós não precisamos de bombeiro. Tirei o Cobra de dentro da caixa. Precisa sim, é bom ficarem quietas senão mato as duas. Tem mais alguém em casa? O marido estava trabalhando e o menino no colégio. Amarrei a empregada, fechei sua boca com esparadrapo. [...]
[...] "As migrações, a tolerância e o intolerável", in: Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record, 1998. FARIA, Alexandre. Literatura de subtração: a experiência urbana na ficção contemporânea. Rio de Janeiro: Rio Virtual Papiro Editora, 1999. FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. "Lúcia McCartney ou as relações intransitivas". In: Matraga. Rio de Janeiro: CEPUERJ, vol. 1, nº 3/4, 1987. -------------. "A cidade e a geografia do crime em Rubem Fonseca". In: Literatura e verdade, no.1. São Paulo: USP, 1996. FONSECA, Rubem. O cobrador. [...]
[...] INTRODUÇÃO O objetivo desta monografia é analisar o tema violência abordado no conto O COBRADOR de Rubem Fonseca e na música “Um crioulo revoltado com uma arma “letra de autoria do cantor MV Bill. Situar o conto e a música como exemplo de discurso do povo oprimido e os autores Fonseca e Bill como porta-vozes desta denuncia; ao mesmo tempo, propor através da literatura formas de trabalho significativo que atendam as reais necessidades da escola no campo da redução da violência que ronda os espaços escolares. [...]
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