domingo, 28 de novembro de 2010

"Sala de aula que espaço é esse?" do autor Regis Morais

Resumo estudo

Nesse 1º capítulo, o autor faz referências à etimologia da palavra educar, que significa etimologicamente “levar de um lugar para o outro”, e que realmente hoje o nosso educar deveria ser como o significado etimológico da palavra; pois quando duas pessoas se encontram, há um mútuo “levar de um lugar para o outro”.
Antes podíamos ver alunos em “jaula de aula”, ou seja predominava o autoritarismo, onde a sala era a verdadeira “jaula” que “domesticava” os alunos (mil castrações em razão do autoritarismo).
O autor faz reflexões sobre o ensino religioso em sala de aula; em que muitos professores se apegam ao proselitismo religioso e muitas vezes reproduzem em seu cotidiano as escolas dominicais de suas denominações. Muitos ainda, não aceitam o ensino religioso por vários motivos. Defendem a separação de instituições igreja e Estado.
A sala de aula significou para muitos e ainda às vezes significa uma determinada dominação; entre a existência de um oprimido existe um opressor que no caso seria o professor X aluno. Mas uma coisa é certa “o dominado não se liberta se ele não vier a dominar aquilo que os dominantes dominam; então dominar o que os dominantes dominam é condição de libertação.
A sala de aula deveria ser um lugar de vida, um lugar de relações entre pessoas, objetos e símbolos: com planos próprios e metas ao sentido relacionador da cultura popular.
Pode-se compreender que para haver mudanças, é preciso que o próprio homem mude a sua concepção de mundo e de estar no mundo.
O autor nos deixa claro que o indivíduo deve ser entendido e estudado em sua totalidade e não simplesmente por partes fragmentadas. E que também só o currículo não basta, é preciso estar ligado a tudo o que completa o indivíduo até mesmo em suas diversidades. Ter noção de si mesmo.
[...] Mostra através da parábola que a felicidade não está no ouro e sim no trabalho. Isso nos ensina que o que conta não é só o resultado mas o próprio evento de uma busca do novo. A “sala de aula” é uma das primeiras grandes buscas que cada um de nós empreende. Nessa busca o essencial é a iniciativa, o iniciar algo novo, a liberdade. A conquista da nossa “felicidade” É possível acreditar que a sala de aula deveria ser pensada como um árduo caminho que leva da angustia do labirinto à fundação da liberdade. [...]

[...] Compreender o erro e a ilusão através de seu conhecimento. Saber se auto- conhecer no mundo que nos cerca, através de sua própria condição de estar no mundo e se colocar de maneira ativa, participando e exercendo sua “verdadeira cidadania” E que através de uma sala de aula bem aproveitada tudo isso pode se fazer presente e assim podermos começar a transformar a nossa educação e o mundo que nos cerca. BIBLIOGRAFIA MORAIS, de Regis. Sala de aula: Que espaço é esse? Campinas. Editora Papirus, 8ª ed.. [...]

[...] O ser humano é inesgotável, há muitas formas de estarmos alcançando o ponto máximo da educação. Dessa forma educar é estar com o outro, humanizando-se através da educação. 2 - “ENTRE A JAULA DE AULA” E O “PICADEIRO DE AULA” É fácil analisar o tema acima diante do processo que se teve e hoje se tem em sala de aula. Primeiramente é que construímos um mito “quem sabe mais” é o que pode mais; e a educação em sala de aula não se dá dessa forma, é preciso construir um “clima” entre ambos (professor/aluno), o amor, a reciprocidade. [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário