Como podemos ver, se os nossos olhos estão tampados? Um dos versículos que mais tem sido comentado no decorrer dos séculos é aquele onde Cristo fala, no Sermão da Montanha, que devemos tirar a trave dos nossos olhos antes de tirar o cisco dos olhos do nosso irmão. Mas, com o passar dos tempos, o que temos feito é continuar com a tabua, e ainda, teimar em falar do cisco que esta em olhos alheios. Por que isto? Simples, é mais cômodo!

Existe uma grande quantidade de pessoas que não sabem ler no Brasil, de uma ponta a outra deste imenso país, podemos ver indivíduos que tem uma vida marginalizada pela falta de algo, que deveria ser um direito universal, que auxilia na vida profissional e social de cada um. São seres que vivem em um mundo onde a leitura de caracteres são fatores imprescindíveis para a formação da persona da cada um.

Sem condição de pegar um ônibus, de se deslocar de um lugar para o outro, um dos direitos assegurado pela Constituição, que é o direito de ir e vir, é negado para estas pessoas que não tem a maneira de decodificar as palavras que aparecem a sua frente. Não conseguem um emprego digno, pois não tem como ler as regras, normas, agendas de trabalho do dia, o contrato, contra cheque, e tantas outras coisas que só faz com que cada um deles se sintam fora de um mundo que também é deles. Sem as letras, eles são excluídos e não incluídos.

O governo tem feito discursos sobre a melhor forma de fazer uma ampla alfabetização no país, mas, tem se debatido em discussões tolas e genealogia sem fim para decidir qual é melhor forma para que isto seja feito, qual o melhor programa o que dura três meses ou o que dura seis meses. Mas quando o tempo é um fator desnecessário para indivíduos que o tem de sobra, discussões frívolas são o melhor remédio para o ócio, mas para aqueles que não tem tempo, é um dos maiores flagelos imposto por um grupo de ?boas pessoas?. Tanto o que fazer e tão pouco tempo para fazê-lo!

O que fazer? Talvez o mesmo que Cristo fez quando estava com os discípulos quando disse: veja como os campos estão prontos para a ceifa, mas os obreiros são poucos, rogai ao Senhor da Ceara para que enviem mais obreiros para que a ceara não se perca. Quem é o senhor desta ceara talvez seja a questão mais difícil de ser respondida, pois neste país, filho feio nunca tem pai. Mas sempre identificamos a mãe!

Darlon Carlos.